Neste artigo, você vai conhecer o passo a passo para solicitar uma logística reversa na Frenet, quando a etiqueta original de frete não foi emitida conosco.
Caso a etiqueta original tenha sido emitida pela Frenet, consulte aqui o passo a passo.
Importante: A logística reversa está disponível para os serviços PAC e Sedex dos Correios e você pode conferir todas as regras clicando aqui.
Produto não enviado com etiqueta Frenet
- No site da Frenet, clique em “ACESSAR MEU PAINEL” e faça seu login;

- Clique em “CALCULAR FRETE”, localizado no menu lateral esquerdo;

- Habite a tag logística reversa e preencha os campos com o CEP do seu cliente, peso, dimensões e valor do produto. Em seguida, clique em “CALCULAR FRETE”;

- Escolha o serviço que deseja utilizar para a logística reversa e clique em “COMPRAR”;

- Após selecionar um serviço, você será direcionado para a página dos dados complementares. Nos campos da página, preencha as seguintes informações:
Observação: caso você não consiga visualizar todos campos para preenchimento da página, basta clicar na respectiva opção de cada aba (REMETENTE, DESTINATÁRIO, DADOS DE ENVIO, VOLUME e SERVIÇO).

REMETENTE
- CEP: este campo será preenchido com base no CEP que você inseriu na calculadora. Para alterar, clique em “ALTERAR CEP”;
- ENDEREÇO (obrigatório): você deverá inserir todas as informações do endereço do do remetente, ou seja, o endereço do seu cliente que está devolvendo a mercadoria (RUA, NÚMERO, BAIRRO, CIDADE E ESTADO);
- COMPLEMENTO: este campo é opcional. Preencha caso tenha alguma informação complementar como o número do apartamento, por exemplo.
- NOME (obrigatório): você deve inserir o nome completo do cliente;
- E-MAIL (obrigatório): você deve inserir um e-mail do cliente
- CPF OU CNPJ (obrigatório): insira o CPF ou CNPJ do cliente
- Telefone: insira o telefone do cliente;

DESTINATÁRIO
- Os campos desta aba serão preenchidos automaticamente com base nas informações cadastradas na Frenet;
- Se necessário você pode editar as informações;
- É obrigatório que o campo de e-mail seja preenchido e a tag “Deseja receber informações de rastreio no e-mail?” seja habilitada.

DADOS DE ENVIO
- Nesta aba estão disponíveis as informações de Peso, Altura, Largura e Comprimento do seu produto. Caso queira alterar algum desses dados, clique no botão “EDITAR”, localizado no lado direito da aba;
- NOTA FISCAL: preencha esse campo com a chave da nota caso for utilizar nota fiscal para enviar a mercadoria;
- IDENTIFICAÇÃO DOS BENS: preencha esse campo caso for utilizar a declaração de conteúdo para enviar a mercadoria. Você deve inserir as informações para a identificação dos produtos a serem enviados.
- SOS PROTEÇÃO: Habilite a opção caso queira receber reembolso rapidamente e sem burocracia em caso de perda, dano ou roubo.
- Habilite o campo Estou ciente e aceito as regras de postagem dos Correios;
Observação: se você habilitar o campo declaração de valor, será acrescentado o valor referente ao serviço no valor da logística reversa.
- Para finalizar, clique no botão “CONTINUAR”, localizado na parte inferior da página.
- Após, você será direcionado para a página de pagamento da sua etiqueta. Clique no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO” para finalizar o pagamento da etiqueta.

Atenção:
Caso você tenha crédito(s) em sua conta Frenet, o pagamento da etiqueta será efetuado automaticamente após você clicar no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO”.
Caso você não tenha crédito em sua conta, é necessário selecionar uma das opções de pagamento (Mercado pago, Cartão de crédito, Boleto bancário, Pagamento na lotérica, Débito virtual Caixa ou PayPal), conforme mostra a ilustração abaixo:

Lembre-se: o pagamento através de boleto bancário demora em média 2 dias úteis para compensar.
- Com o pagamento aprovado aparecerá na sua tela uma mensagem. Clique em “GERAR CÓDIGO”;

- Você será direcionado para a página de etiquetas. A logística reversa não emite uma etiqueta de frete, apenas disponibiliza um código de postagem. Então, copie o código gerado e envie para o seu cliente fazer a postagem da mercadoria;

Importante:
Ao solicitar a logística reversa o Correios envia automaticamente um e-mail, como na imagem abaixo, com o código e todas as informações para o consumidor fazer a postagem da mercadoria.

» Leia mais artigos sobre Logística Reversa, clicando aqui.
» Se precisar de ajuda, saiba com acionar o Suporte Frenet.