A etapa de devolução inicia após solicitação do remetente ou insucesso na entrega, em que a encomenda retorna para que a transportadora devolva no endereço do remetente.
As transportadoras podem possuir regras específicas que provocam a devolução de um pacote enviado. Os principais motivos são:
- Excesso de tentativas sem sucesso de entrega: em linhas gerais, as transportadoras tentam até três vezes realizar uma entrega. Caso não haja sucesso, o objeto poderá ser devolvido ao remetente.
- Importante: A modalidade MiniEnvios dos Correios terá apenas 1 tentativa de entrega.
- São motivos comuns de insucesso: erro no endereçamento, local fechado, destinatário desconhecido, destinatário ausente, mudou-se, entre outros.
- Recusa de recebimento pelo destinatário: nestes casos, se houver recusa, não será realizada nova tentativa, sendo o objeto enviado para devolução imediatamente.
- Bloqueio de entrega: o remetente poderá realizar a chamada tentativa de suspensão de entrega que, dependendo do status da entrega, poderá ser acatada ou não pela transportadora. Quando houver sucesso no bloqueio, a mercadoria entra em rota de devolução ao remetente.
- Imprevistos de força maior: razões climáticas e logísticas podem provocar a devolução excepcional do pacote. Ex.: chuvas que interrompem estradas, ausência de unidades de distribuição locais etc.
Tenho direito a devolução do valor do frete em caso de devolução da mercadoria?
Não. Em nenhum cenário. O esforço logístico de entrega e de devolução ocorrem e, as cargas estão seguradas nestas ocasiões, motivo pelos quais o frete não é estornado.
Em quanto tempo o pacote retorna ao remetente?
Cada transportadora tem sua regra, mas o prazo varia de 20 a 45 dias.
O pacote sempre voltará ao endereço do remetente?
Nas transportadoras Loggi, Anjun, Jadlog, J&T, IMile e Total Express, a devolução é para o endereço do remetente.
No caso de Correios, poderá ser direcionada a uma agência. A informação de local de retirada é informada no rastreio.
Posso alterar o endereço de devolução para outro qualquer?
Não é permita a alteração.
Se precisar de ajuda, saiba como acionar o Suporte Frenet.