Saiba como solicitar uma logística reversa Neste artigo você vai conhecer o passo a passo para solicitar uma logística reversa na Frenet. A logística reversa está disponível para os serviços PAC e Sedex dos Correios e você pode conferir todas as regras clicando aqui. Há duas formas de solicitar a logística reversa na Frenet. Se você emitiu a etiqueta de frete na Frenet quando enviou a mercadoria para o seu cliente, siga a 1ª forma de solicitação que está abaixo. Dessa forma, algumas informações necessárias serão preenchidas automaticamente. Caso você não enviou o produto para o seu cliente com uma etiqueta de frete Frenet, pule para a 2ª forma de solicitação de logística reversa. Siga um dos métodos abaixo: 1ª forma de solicitação: Etiqueta de frete emitida na Frenet2ª forma de solicitação: Produto não enviado com etiqueta Frenet 1ª forma de solicitação: Etiqueta de frete emitida na Frenet No site da Frenet, clique em “ACESSAR MEU PAINEL” e faça seu login; No menu lateral esquerdo, clique em “MEUS FRETES” e depois selecione “ETIQUETAS”; Localize a etiqueta de frete que você usou para enviar a mercadoria para o seu cliente. Em seguida, clique no ícone de setas da logística reversa; Aparecerá uma mensagem. Clique em “SIM” para continuar com a solicitação de logística reversa; Você será direcionado para a calculadora de frete. Os campos de peso, dimensões e CEP serão preenchidos automaticamente, mas, se necessário, você pode editá-los. Então, confira as informações e clique em “CALCULAR FRETE”; Escolha o serviço que deseja utilizar para a logística reversa e clique em “COMPRAR”. Após selecionar um serviço, você será direcionado para a página dos dados complementares. Nos campos da página, preencha as seguintes informações: Observação: caso você não consiga visualizar todos campos para preenchimento da página, basta clicar na respectiva opção de cada aba (REMETENTE, DESTINATÁRIO, DADOS DE ENVIO, VOLUME e SERVIÇO).REMETENTE Os campos serão preenchidos automaticamente com base na etiqueta de frete utilizada para enviar a mercadoria anteriormente. Se necessário, você pode editar as informações; É obrigatório preencher o campo do e-mail; DESTINATÁRIO Os campos serão preenchidos automaticamente com base nas informações cadastradas na Frenet; Se necessário, você pode editar as informações; É obrigatório que o campo de e-mail seja preenchido e a tag “Deseja receber informações de rastreio no e-mail?” seja habilitada. Observação: o rastreio só será enviado caso você já tenha configurado esse serviço em sua conta Frenet. Caso ainda não tenha feito essa configuração, clique aqui e siga o passo a passo desse tutorial. DADOS DE ENVIO Nesta aba estão disponíveis as informações de Peso, Altura, Largura e Comprimento do seu produto. Caso queira alterar algum desses dados, clique no botão “EDITAR”, localizado no lado direito da aba; NOTA FISCAL: se você utilizou nota fiscal para enviar o produto, o campo será preenchido automaticamente. DECLARAÇÃO DE CONTEÚDO: se você utilizou declaração de conteúdo, o campo será preenchido automaticamente Habilite o campo Estou ciente e aceito as regras de postagem dos Correios; SOS PROTEÇÃO: habilite a opção caso queira receber reembolso rapidamente e sem burocracia em caso de perda, dano ou roubo. Observação: se você habilitar o campo SOS Proteção, será acrescentado o valor referente ao serviço no valor da logística reversa. Para finalizar, clique no botão “CONTINUAR”, localizado na parte inferior da página. Após, você será direcionado para a página de pagamento da sua etiqueta. Clique no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO” para finalizar o pagamento da etiqueta. Atenção: Caso você tenha crédito(s) em sua conta Frenet, o pagamento da etiqueta será efetuado automaticamente após você clicar no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO”. Caso você não tenha crédito em sua conta, é necessário selecionar uma das opções de pagamento (Mercado pago, Cartão de crédito, Boleto bancário, Pagamento na lotérica, Débito virtual Caixa ou PayPal), conforme mostra a ilustração abaixo: Lembre-se: o pagamento através de boleto bancário demora em média 2 dias úteis para compensar. Com o pagamento aprovado aparecerá na sua tela uma mensagem. Clique em “GERAR CÓDIGO”; Você será direcionado para a página de etiquetas. A logística reversa não emite uma etiqueta de frete, apenas disponibiliza um código de postagem. Então, copie o código gerado e envie para o seu cliente fazer a postagem da mercadoria; 2ª forma de solicitação: Produto não enviado com etiqueta Frenet No site da Frenet, clique em “ACESSAR MEU PAINEL” e faça seu login; Clique em “CALCULAR FRETE”, localizado no menu lateral esquerdo; Habite a tag logística reversa e preencha os campos com o CEP do seu cliente, peso, dimensões e valor do produto. Em seguida, clique em “CALCULAR FRETE”; Escolha o serviço que deseja utilizar para a logística reversa e clique em “COMPRAR”; Após selecionar um serviço, você será direcionado para a página dos dados complementares. Nos campos da página, preencha as seguintes informações: Observação: caso você não consiga visualizar todos campos para preenchimento da página, basta clicar na respectiva opção de cada aba (REMETENTE, DESTINATÁRIO, DADOS DE ENVIO, VOLUME e SERVIÇO).REMETENTE CEP: este campo será preenchido com base no CEP que você inseriu na calculadora. Para alterar, clique em “ALTERAR CEP”; ENDEREÇO (obrigatório): você deverá inserir todas as informações do endereço do do remetente, ou seja, o endereço do seu cliente que está devolvendo a mercadoria (RUA, NÚMERO, BAIRRO, CIDADE E ESTADO); COMPLEMENTO: este campo é opcional. Preencha caso tenha alguma informação complementar como o número do apartamento, por exemplo. NOME (obrigatório): você deve inserir o nome completo do cliente; E-MAIL (obrigatório): você deve inserir um e-mail do cliente CPF OU CNPJ (obrigatório): insira o CPF ou CNPJ do cliente Telefone: insira o telefone do cliente; DESTINATÁRIO Os campos desta aba serão preenchidos automaticamente com base nas informações cadastradas na Frenet; Se necessário você pode editar as informações; É obrigatório que o campo de e-mail seja preenchido e a tag “Deseja receber informações de rastreio no e-mail?” seja habilitada. DADOS DE ENVIO Nesta aba estão disponíveis as informações de Peso, Altura, Largura e Comprimento do seu produto. Caso queira alterar algum desses dados, clique no botão “EDITAR”, localizado no lado direito da aba; NOTA FISCAL: preencha esse campo com a chave da nota caso for utilizar nota fiscal para enviar a mercadoria; IDENTIFICAÇÃO DOS BENS: preencha esse campo caso for utilizar a declaração de conteúdo para enviar a mercadoria. Você deve inserir as informações para a identificação dos produtos a serem enviados. SOS PROTEÇÃO: Habilite a opção caso queira receber reembolso rapidamente e sem burocracia em caso de perda, dano ou roubo. Habilite o campo Estou ciente e aceito as regras de postagem dos Correios; Observação: se você habilitar o campo declaração de valor, será acrescentado o valor referente ao serviço no valor da logística reversa. Para finalizar, clique no botão “CONTINUAR”, localizado na parte inferior da página. Após, você será direcionado para a página de pagamento da sua etiqueta. Clique no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO” para finalizar o pagamento da etiqueta. Atenção:Caso você tenha crédito(s) em sua conta Frenet, o pagamento da etiqueta será efetuado automaticamente após você clicar no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO”. Caso você não tenha crédito em sua conta, é necessário selecionar uma das opções de pagamento (Mercado pago, Cartão de crédito, Boleto bancário, Pagamento na lotérica, Débito virtual Caixa ou PayPal), conforme mostra a ilustração abaixo:Lembre-se: o pagamento através de boleto bancário demora em média 2 dias úteis para compensar. Com o pagamento aprovado aparecerá na sua tela uma mensagem. Clique em “GERAR CÓDIGO”; Você será direcionado para a página de etiquetas. A logística reversa não emite uma etiqueta de frete, apenas disponibiliza um código de postagem. Então, copie o código gerado e envie para o seu cliente fazer a postagem da mercadoria; Importante: Ao solicitar a logística reversa o Correios envia automaticamente um e-mail, como na imagem abaixo, com o código e todas as informações para o consumidor fazer a postagem da mercadoria. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail suporte@frenet.com.br Atualizado em 11 de novembro de 2025 Palavras chaves:logística reversa Este artigo foi útil? Yes No Artigos Relacionados A Frenet aparecer como tomadora no CT-e impacta o aproveitamento de crédito de ICMS? O que é redespacho de mercadorias? Consigo restringir a entrega para uma região? Qual regra de frete é aplicada primeiro, simples ou avançada? Qual CEP de origem a Frenet considera nas cotações? Quais são os meios de envio disponíveis para cotação e emissão de etiqueta na Frenet?