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Logística Reversa: Etiqueta de frete original não emitida na Frenet

Neste artigo, você vai conhecer o passo a passo para solicitar uma logística reversa na Frenet, quando a etiqueta original de frete não foi emitida conosco.

Caso a etiqueta original tenha sido emitida pela Frenet, consulte aqui o passo a passo.

Importante: A logística reversa está disponível para os serviços PAC e Sedex dos Correios e você pode conferir todas as regras clicando aqui.

Produto não enviado com etiqueta Frenet

  1. No site da Frenet, clique em “ACESSAR MEU PAINEL” e faça seu login;

acessar meu painel.png

  1. Clique em “CALCULAR FRETE”, localizado no menu lateral esquerdo;

rtaImage (6).jpg

  1. Habite a tag logística reversa e preencha os campos com o CEP do seu cliente, peso, dimensões e valor do produto. Em seguida, clique em “CALCULAR FRETE”;

logística reversa e calcular frete (1).png

  1. Escolha o serviço que deseja utilizar para a logística reversa e clique em “COMPRAR”;

comprar (1).png

  1. Após selecionar um serviço, você será direcionado para a página dos dados complementares. Nos campos da página, preencha as seguintes informações:

Observação: caso você não consiga visualizar todos campos para preenchimento da página, basta clicar na respectiva opção de cada aba (REMETENTE, DESTINATÁRIO, DADOS DE ENVIO, VOLUME e SERVIÇO).
desficar informações (1).png
REMETENTE

  • CEP: este campo será preenchido com base no CEP que você inseriu na calculadora. Para alterar, clique em “ALTERAR CEP”;
  • ENDEREÇO (obrigatório): você deverá inserir todas as informações do endereço do do remetente, ou seja, o endereço do seu cliente que está devolvendo a mercadoria (RUA, NÚMERO, BAIRRO, CIDADE E ESTADO);
  • COMPLEMENTO: este campo é opcional. Preencha caso tenha alguma informação complementar como o número do apartamento, por exemplo.
  • NOME (obrigatório): você deve inserir o nome completo do cliente;
  • E-MAIL (obrigatório): você deve inserir um e-mail do cliente
  • CPF OU CNPJ (obrigatório): insira o CPF ou CNPJ do cliente
  • Telefone: insira o telefone do cliente;

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DESTINATÁRIO

  • Os campos desta aba serão preenchidos automaticamente com base nas informações cadastradas na Frenet;
  • Se necessário você pode editar as informações;
  • É obrigatório que o campo de e-mail seja preenchido e a tag “Deseja receber informações de rastreio no e-mail?” seja habilitada.

continuar (4).png
DADOS DE ENVIO

  • Nesta aba estão disponíveis as informações de Peso, Altura, Largura e Comprimento do seu produto. Caso queira alterar algum desses dados, clique no botão “EDITAR”, localizado no lado direito da aba;
  • NOTA FISCAL: preencha esse campo com a chave da nota caso for utilizar nota fiscal para enviar a mercadoria;
  • IDENTIFICAÇÃO DOS BENS: preencha esse campo caso for utilizar a declaração de conteúdo para enviar a mercadoria. Você deve inserir as informações para a identificação dos produtos a serem enviados.
  • SOS PROTEÇÃO: Habilite a opção caso queira receber reembolso rapidamente e sem burocracia em caso de perda, dano ou roubo.
  • Habilite o campo Estou ciente e aceito as regras de postagem dos Correios;

Observação: se você habilitar o campo declaração de valor, será acrescentado o valor referente ao serviço no valor da logística reversa.

  • Para finalizar, clique no botão “CONTINUAR”, localizado na parte inferior da página.
  1. Após, você será direcionado para a página de pagamento da sua etiqueta. Clique no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO” para finalizar o pagamento da etiqueta.

confirmar pagamento (4).png
Atenção:
Caso você tenha crédito(s) em sua conta Frenet, o pagamento da etiqueta será efetuado automaticamente após você clicar no botão “CONFIRMAR O PAGAMENTO”.
Caso você não tenha crédito em sua conta, é necessário selecionar uma das opções de pagamento (Mercado pago, Cartão de crédito, Boleto bancário, Pagamento na lotérica, Débito virtual Caixa ou PayPal), conforme mostra a ilustração abaixo:
rtaImage (5).jpg
Lembre-se: o pagamento através de boleto bancário demora em média 2 dias úteis para compensar.

  1. Com o pagamento aprovado aparecerá na sua tela uma mensagem. Clique em “GERAR CÓDIGO”;

gerar código (1).png

  1. Você será direcionado para a página de etiquetas. A logística reversa não emite uma etiqueta de frete, apenas disponibiliza um código de postagem. Então, copie o código gerado e envie para o seu cliente fazer a postagem da mercadoria;

sinalizar o código (1).png

Importante: 
Ao solicitar a logística reversa o Correios envia automaticamente um e-mail, como na imagem abaixo, com o código e todas as informações para o consumidor fazer a postagem da mercadoria.
email-logistica.jpg

» Leia mais artigos sobre Logística Reversa, clicando aqui.

» Se precisar de ajuda, saiba com acionar o Suporte Frenet.

Atualizado em 2 de dezembro de 2025

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