1. Início
  2. Integrações
  3. Plataformas, Hubs & Marketplaces
  4. Saiba como integrar a Frenet com a funcionalidade ERP Bling

Saiba como integrar a Frenet com a funcionalidade ERP Bling

Neste artigo de configuração, você vai conhecer o passo a passo para integrar a Frenet com o ERP Bling.

Para você saber: O sistema de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning) tem como função integrar as informações de vários setores de uma empresa, auxiliando o seu e-commerce desde a recepção, separação de pedidos e gerenciamento de estoque até o total controle sobre as vendas, finanças, clientes e comissões de vendedores.

O ERP também permite emissões de notas fiscais eletrônicas, emissão de boletos bancários, cobranças e propostas comerciais.

Além de facilitar a organização da gestão do seu negócio com segurança e eficiência, o ERP é integrado com o SIGEP Web dos Correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.

Para realizar a integração com a plataforma ERP Bling, é necessário que você tenha em mãos o Token Frenet. Caso você ainda não tenha essa informação, veja a seguir como consegui-la. Caso já tenha, siga direto para o 2º passo deste tutorial.

1º Passo: Encontrar o Token Frenet

  1. No site da Frenet, clique em “ACESSAR MEU PAINEL” e faça seu login;
padrão.png
  1. No canto superior direito, clique no ícone de usuário e selecione a opção “DADOS CADASTRAIS”;
2.png
  1. Na seção chave de acesso, copie o “TOKEN” disponível no campo da página e guarde-o para inserir na plataforma Bling;
token.png
2º Passo: Integração na plataforma Bling
  1. Acesse sua conta na plataforma Bling;
  2. Após efetuar seu login, clique no ícone pasted image 0 (1).png “PREFERÊNCIAS”, localizado no canto superior direito da tela;
bling2.png
  1. Na tela de Preferências, clique no menu “LOGÍSTICA”, localizado na barra lateral esquerda. Em seguida, acesse as “CONFIGURAÇÕES DE INTEGRAÇÕES LOGÍSTICAS”;
bling3.png
  1. Após acessar as Integrações Logísticas clique em “INCLUIR NOVA”, para realizar a integração da Frenet;
bling4.png
  1. Na tela de Configurações de integrações logísticas, selecione “FRENET” no campo Integração.
pasted image 0.png
  1. Após selecionar Frenet, será apresentada uma tela para que seja realizada a configuração da integração.
pasted image 0 (1).png
No campo da página, preencha as seguintes informações:
  • “NOME DA INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA”: insira o nome que deseja para identificar o serviço;
  • “TOKEN DE AUTENTICAÇÃO”: informe seu token Frenet (que você copiou no 1º passo deste tutorial);
Em seguida, clique em “AUTENTICAR”.unnamed.png

Pronto! Os serviços habilitados em sua conta Frenet serão sincronizados e ficarão disponíveis no seletor “SERVIÇOS”.No campo Configurações gerais:

  • “MODELO DE ETIQUETA”: selecione esta opção para a impressão das etiquetas no checkout de vendas; nos pedidos de vendas e notas fiscais (opção Imprimir etiquetas de transporte); e na listagem de objetos logísticos em remessa no módulo de Integrações Logísticas. Caso não seja selecionado, o modelo padrão será a etiqueta dos Correios.
Importante: as etiquetas dos serviços de transportadoras do contrato Frenet devem ser adquiridas diretamente no painel administrativo de sua conta Frenet.
  • As opções de enviar e-mail para o destinatário ao atualizar as situações de rastreamentos e personalizar URLs de rastreamento, são exclusivas para o rastreio das transportadoras que a Frenet disponibiliza. Saiba mais.
No campo de Serviços de entrega:
  • “TRANSPORTADORAS”: opcionalmente, pode-se vincular uma transportadora a um serviço de entrega. Dessa forma, os dados serão atualizados automaticamente nas suas vendas caso o serviço seja selecionado;
  • “SERVIÇO”: selecione os serviços que deseja utilizar no Bling
Para adicionar, basta selecionar o serviço e em seguida  clicar em “ADICIONAR”.No exemplo a seguir foram realizadas as configurações dos serviços do Correios:
pasted image 0 (3).png
Após adicionar os serviços, clique em “SALVAR”.

Observação: Sempre que adicionar um novo serviço em sua conta Frenet é necessário incluí-la na configuração do Bling.

Como realizar cotação de frete?

É possível realizar o cálculo de cotação dos serviços da Frenet no Bling, possibilitando a obtenção das informações do frete.

A obtenção da cotação pode ser realizada tanto no contexto das vendas (pedidos de venda e notas fiscais), quanto no módulo de Integrações Logísticas.

O exemplo abaixo apresenta uma cotação de frete realizada na seção de transporte de um pedido de venda.

No pedido de venda, selecione a logística Frenet e clique no ícone pasted image 0 (2).png, localizado na página de objetos de postagem do pedido de venda.
bling5.png
Em seguida será apresentada a tela com a calculadora de frete.

pasted image 0 (4).png
Nos campos da página preencha as seguintes informações:

Dados da empresa:

  • “CEP DE ORIGEM”: se a venda possuir uma loja vinculada, será considerado o CEP de origem da loja. Caso contrário, será considerado o CEP do cadastro de sua empresa no Bling.
  • “CEP DE DESTINO”: será considerado o CEP do cadastro de seu cliente ou o CEP do endereço de entrega, caso esteja inserido;
Dados do volume:
  • “EMBALAGEM”: pelo Bling é possível selecionar a embalagem utilizada na mercadoria;
  • “VALOR TOTAL DO PRODUTO”: o campo é preenchido automaticamente conforme o valor total dos produtos na venda. Pode ser alterado para obter cotações com múltiplos volumes.
  • “PESO”: o campo é preenchido conforme o campo peso bruto na venda. Representa a soma dos pesos dos produtos no volume. Pode ser editado conforme a distribuição dos produtos em cada embalagem;
  • “LARGURA”: preencha com a largura do pacote/caixa do volume;
  • “ALTURA”: preencha com a altura do pacote/caixa do volume;
  • “COMPRIMENTO”: preencha com a comprimento do pacote/caixa do volume;
Após inserir os dados solicitados, clique em “OBTER COTAÇÃO”.
  • “SERVIÇO DE ENTREGA”: selecione o serviço de entrega que preferir para o volume e clique em “SALVAR”.
Observações:Somente após selecionar um serviço de entrega válido e salvar a cotação, os dados do volume e o seletor do serviço serão atualizados.

O processo para obter a cotação, selecionar um serviço de entrega válido, salvar a cotação e salvar a venda, quando feito a partir de um volume já existente, faz com que o vínculo deste com a venda seja perdido e gerado um novo objeto com os dados salvos.

A cotação retorna todos os serviços disponíveis na sua integração de origem, porém, somente é possível utilizar os serviços habilitados nas configurações de sua integração logística (veja a seção Configuração deste manual).

Após salvar a venda com volumes setados, a cotação também pode ser obtida no módulo de integrações logísticas.

Rastreamento

É possível acompanhar a entrega das encomendas ao cliente, consultando a situação de rastreamento do objeto. Essa funcionalidade está acessível nas listagens de vendas, notas fiscais e objetos de postagem no módulo de integrações logísticas.

A sincronização dos rastreamentos segue os critérios de cada transportadora que a Frenet disponibiliza a integração. A relação dessas transportadoras pode ser consultada no link .

Os códigos de rastreamento devem ser inseridos manualmente.
unnamed (1).png
Os dados do andamento das entregas são consultados e atualizados automaticamente uma vez ao dia. É possível obter os dados de rastreamento individualmente, selecionando o botão “SINCRONIZAR” .

É disponibilizado também o envio das informações do rastreio do objeto para o e-mail do cliente.

Se precisar de ajuda, saiba como contactar o Suporte Frenet, neste link.

Leia também:


Atualizado em 12 de novembro de 2025

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados