Divergências de valor de etiquetas: o que são e como resolver Divergência de valor de frete ocorre quando o valor cobrado pela transportadora é diferente do valor que você pagou pela sua etiqueta. Esse tipo de situação pode acontecer e é importante saber como resolvê-la. 1. O que são divergências? – Quando o valor pago na Frenet pela etiqueta não corresponde ao valor que a transportadora cobra efetivamente. – Quando há diferença entre as medidas (peso ou dimensões) informadas por você e as que foram conferidas pela transportadora ou pelos Correios. – Também pode ocorrer quando a transportadora aplica taxas extras por regras específicas, como peso cúbico, dimensões fora do padrão ou outras condições especiais de entrega. 2. Por que isso acontece? Esses são os casos mais comuns: • Desacordo em medidas: a transportadora mede peso/dimensões diferentes do que foi declarado. • Peso cúbico x peso real: quando o volume ocupa espaço, pode gerar taxa extra. • Dimensões fora do padrão: se uma dimensão estiver acima do limite permitido pela unidade de destino. • Taxas adicionais: despesas operacionais ou de entrega especial que não estavam previstas na cotação. • Falha de declaração: dados incompletos ou incorretos no momento da emissão da etiqueta. 3. Como visualizar detalhes da divergência? Para saber qual o motivo da divergência na sua etiqueta de frete, siga o passo a passo abaixo: No site da Frenet, clique em “ACESSAR MINHA CONTA” e faça seu login; No menu lateral esquerdo, clique em “MEUS FRETES” e depois selecione “DIVERGÊNCIAS”; Será exibido todas as etiquetas geradas que possuem divergências: A e B. Você pode pesquisar delimitando um período, adicionando uma data inicial e final; C. Nesse campo você pode realizar a pesquisa por nome; D. Botão destinado para baixar o relatório em formato Excel; E. Frete gerado na Frenet; F. Data da emissão; G. Nome do destinatário; H. Modalidade de envio escolhida; I. Contrato utilizado para emitir etiqueta. Contrato Frenet; J. Valor pago na Frenet pela etiqueta; K. Valor cobrado pela transportadora; L. Diferença de valor entre o pago na Frenet e o cobrado pela transportadora; Para visualizar detalhadamente as informações sobre a divergência, clique na flechinha da etiqueta desejada. As informações estarão disponíveis no campo Valor Etiqueta. Compare com o que estava declarado originalmente na sua etiqueta para entender o que mudou. 4. Quando e como contestar divergências? Se você notar que a cobrança está incorreta ou discordar dos valores cobrados, siga estes passos: Confira os dados declarados: peso, medidas, valor e demais informações da etiqueta. No momento da postagem: verifique a cobrança. Se houver discordância, recuse o envio e entre em contato com nosso suporte antes de continuar com a postagem. Reúna provas ou justificativas: fotos da embalagem, medidas, conteúdo declarado e comprovantes de pagamento. Acesse o painel da Frenet para abrir uma contestação ou protocolo de divergência indevida. Importante: você terá até 30 dias corridos desde o lançamento do valor para contestar uma divergência. Após estes prazos, a transportadora entende que você utilizou o serviço e concordou com as condições dela. Observação: No caso dos Correios, se o objeto chegou a ser postado, a transportadora só aceita analisar o caso, após a confirmação de entrega. No chamado, inclua estas informações para facilitar a identificação do caso e agilizar a análise e o retorno: Link do produto: Valor: Quantidade: Peso: Altura: Comprimento: Largura: CEP origem: CEP Destino: Valor do frete pelo Frenet: Valor do frete pela Transportadora: Nome da Transportadora: Fotos, vídeos e demais evidências que corroborem sua queixa: 5. Prazo de retorno de contestações Como dependemos da análise das transportadoras, o retorno será fornecido pelo nosso time de suporte assim que a transportadora concluir a avaliação. O prazo pode variar conforme as regras operacionais de cada transportadora. Em média, após a análise de todas as evidências, a resposta ocorre entre 30 e 60 dias. Caso tenha ocorrida cobrança em excesso, os valores serão creditados diretamente na sua carteira Frenet. 6. Dicas para evitar divergências Declare peso e dimensões corretos: sempre informe os dados reais antes de gerar a etiqueta, pois eles serão conferidos pela transportadora. Atenção: É importante destacar que, ao realizar o envio de mercadorias, é fundamental declarar o conteúdo e o valor real dos bens, não apenas para garantir a cobertura adequada em casos de sinistro, mas também para atender ao que determina a legislação brasileira. A Lei nº 6.538/1978, que regula os serviços postais, estabelece a obrigatoriedade de declaração correta do conteúdo e do valor da mercadoria ou a NF. Respeite os limites de embalagem: confira se suas caixas atendem aos limites de peso e dimensões da transportadora ou dos Correios. Leia as regras de transporte: verifique taxas adicionais e regras de peso cúbico antes do envio. Cada transportadora tem normas específicas, e a Frenet segue esses processos integralmente, pois não gerencia o processo de entrega. Registre evidências: tire fotos e meça a embalagem antes do envio, para ter comprovação caso haja divergência posteriormente. 7. Não é considerado divergência Se o valor cobrado pela etiqueta na Frenet é superior ao valor da Nota Fiscal dos Correios que você recebe no momento da postagem, não necessariamente se trata de divergência.. Isso acontece pois o valor informado na Nota Fiscal fornecida pelos Correios é referente ao preço que a transportadora cobra pelo frete para a Frenet. A pequena diferença entre o valor pago e a Nota Fiscal dos Correios se dá pela taxa de serviço cobrada pela Frenet. Essa taxa é utilizada para cobrir os custos com meios de pagamento e impostos. TAXA DE SERVIÇO Após a postagem do seu pacote, você vai perceber que o valor cobrado pela Frenet é um pouco maior que aquele apresentado no comprovante fiscal dos Correios. Isso ocorre devido a uma taxa de serviço cobrada pela Frenet que tem como finalidade manter todos os sistemas e cobrir os custos com meios de pagamentos e impostos. Entretanto, esse valor é muito menor que o valor que você pagaria diretamente nos Correios. Exemplo: ao realizar uma postagem na agência dos Correios, você vai observar que o valor declarado no comprovante fiscal é de R$ 7,78, mas o valor pago pela etiqueta na Frenet foi de R$ 9,15, ou seja, existe uma diferença de R$ 1,37. Porém, o valor da tarifa balcão (caso você comprasse diretamente dos Correios), seria de R$ 21,00. Ou seja, caso você compre essa mesma etiqueta por meio da Frenet, economizará R$ 11,85, correspondendo a 80% de desconto em relação ao valor total. Todos os meses encaminhamos para o e-mail cadastrado na sua conta na Frenet a Nota Fiscal referente a taxa de serviço cobrada em todas as etiquetas que você emitiu no mês anterior. Atualizado em 11 de novembro de 2025 Palavras chaves:DivergênciasEtiquetasFinanceiro Este artigo foi útil? Yes No Artigos Relacionados A Frenet aparecer como tomadora no CT-e impacta o aproveitamento de crédito de ICMS? Quais são os meios de envio disponíveis para cotação e emissão de etiqueta na Frenet? Por que preciso enviar documentos para liberação de etiquetas? Paguei pela etiqueta, mas continua “pendente”, o que fazer? O que fazer com pedidos atrasados ou extraviados? Quais são as formas de pagamento das etiquetas pelo aplicativo Frenet