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O que é e como funciona a logística reversa?

A logística reversa é um termo utilizado para se referir ao fluxo contrário de uma entrega, ou seja, o frete do destinatário até o local de origem. Esse tipo de serviço é muito utilizado em trocas e devoluções de produtos adquiridos pela internet. 

Assim, sua loja também pode usufruir de descontos exclusivos dos Correios nos fretes em caso de troca ou devolução. 

Confira as regras da logística reversa na Frenet:

Serviços disponíveis

A logística reversa está disponível apenas para fretes do serviços PAC e Sedex dos Correios. 

Peso e dimensões

O limite de peso é de 30kg. A dimensão máxima em um dos lados é de 100 cm e a soma das três dimensões, altura, largura e comprimento, não pode ultrapassar 200 cm. 

Solicitação de logística reversa

A solicitação deve ser feita no painel da Frenet. Se você enviou a mercadoria para o seu cliente utilizando uma etiqueta de frete emitida na Frenet, você consegue solicitar o código de logística reversa em “ETIQUETAS”, localizado no menu “MEUS FRETES”.

Se você não enviou a mercadoria com uma etiqueta Frenet, para solicitar a logística reversa é necessário que você utilize a calculadora Frenet, ative o botão de logística reversa e preencha todas as informações.

Ao solicitar a logística reversa, é obrigatório preencher os campos com o e-mail do lojista e do consumidor. Também, é indispensável que a tag “Receber o rastreio por e-mail” seja habilitada.

Mesmo não gerando uma etiqueta de frete, a logística reversa consome o limite de etiqueta disponibilizado e o fluxo de pagamento é o mesmo de uma etiqueta de frete emitida na Frenet.

Sendo assim, se você possuir crédito em conta, o valor será debitado automaticamente. Caso contrário, você será direcionado para a página de pagamento.

Clique aqui e confira o passo a passo para solicitar a logística reversa.

Código de logística reversa

A logística reversa não emite uma etiqueta, apenas disponibiliza um código de postagem. 

  • Ao solicitar a logística reversa, o Correios envia um e-mail automaticamente para o cliente com o código de postagem. Para garantir, o lojista pode copiar no painel Frenet o código de logística reversa e enviar para o cliente;
  • O cliente deve levar a mercadoria devidamente embalada até a agência dos Correios mais próxima e informar o código de logística reversa.
  • Também é importante levar a nota fiscal da mercadoria ou a declaração de conteúdo para fazer a postagem.


Divergência 

Caso o cliente poste um produto maior ou mais pesado que o peso e as dimensões informadas no momento da solicitação da logística reversa, pode ocorrer divergência de valor ou a mercadoria ser recusada. 

Caso ocorra divergência de valor, a diferença será debitada do saldo da conta Frenet. Se não possuir crédito, a conta ficará com saldo negativo e o valor poderá ser pago quando for emitir uma nova etiqueta de frete ou logística reversa. 

Rastreamento

O rastreamento da logística reversa é enviado automaticamente. Por isso, os campos de e-mail do lojista e consumidor devem ser preenchidos no momento da solicitação, assim como, a tag “Receber o rastreio por e-mail” deve estar habilitada.

Cancelamento

O cancelamento da logística reversa só será possível enquanto o cliente final NÃO postar a mercadoria no Correios. Após postado, não é possível cancelar a reversa. 

 



Atualizado em 11 de novembro de 2025

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