1. Início
  2. Transportadoras Contrato Frenet
  3. Como funciona a homologação de embalagem da Total Express?

Como funciona a homologação de embalagem da Total Express?

A homologação de embalagem da transportadora Total Express é um processo de análise das embalagens de produtos frágeis. Tem como objetivo avaliar se os materiais utilizados para embalar a mercadoria são adequados para preservação no manuseio e transporte, evitando avarias.

A solicitação de homologação deve ser feita para a Frenet. Sendo assim, o lojista deverá gravar um vídeo realizando a embalagem da mercadoria seguindo as orientações de embalagens contidas neste texto e enviar para o Suporte Frenet.

É muito importante que imagens proporcionem de forma real o manuseio da embalagem/ produto.

Feito isso, a Frenet encaminhará a sua solicitação para a Total Express para avaliação. Caso não seja aprovado, a transportadora irá sugerir melhorias de embalagem e o cliente pode solicitar novamente a homologação após realizar as melhorias sugeridas.

A homologação da embalagem não é obrigatória, porém, caso não seja realizada e ocorra avarias nas mercadorias, a transportadora não irá se responsabilizar e o ressarcimento poderá ser suspenso.

Confira abaixo as recomendações de como embalar sua mercadoria corretamente e evitar avarias.

ORIENTAÇÕES DE EMBALAGEM

Quais os principais segmentos que exigem identificação e cuidados extras?

Para as mercadorias elencadas abaixo, deve haver acondicionamento adequado a fim de preservar a integridade até a entrega final:

  • Produtos de limpeza;
  • Produtos farmacêuticos e para saúde;
  • Perfumaria;
  • Louças, cristais, cerâmicas e vidros (frágeis);
  • Bebidas e alimentos.

Tipos de embalagens

Não é recomendado que a mercadoria seja postada apenas embalada na própria caixa do produto, pois pode proporcionar alto risco de avarias. Sendo assim, a recomendação é que o lojista use uma embalagem secundária. Ou seja, embalar a caixa do produto dentro de outra caixa para garantir maior segurança durante o transporte.

Além disso, vale ressaltar que a Total Express não se responsabiliza pela integridade das mercadorias enviadas apenas na caixa ou embalagem do próprio produto.

Proteção e segurança

Além de utilizar uma embalagem secundária, também é recomendado que seja utilizado materiais para proteção e segurança, como:

  • Plástico bolha;
  • Divisórias de papelão;
  • Flocos de Isopor;
  • Almofadas de ar;
  • Fita gomada.

Esses materiais contribuem para que os produtos não se movimentem dentro da embalagem secundária, evitando que eles se choquem um com o outro ou com as paredes da caixa, causando avarias.

No entanto, para cada item deve ser observada a melhor condição conforme particularidades. Por exemplo: em caso de mercadorias de vidro (garrafas, cristais, louças, etc.) deve haver proteção dupla, como divisória de papelão acompanhada de plástico bolha, almofada de ar ou flocos de isopor.

Identificação das Embalagens 

Também é muito importante identificar os produtos que podem proporcionar algum tipo de risco, incluindo aviso, recomendação ou instrução, de forma rápida e facilmente identificável, como na imagem abaixo.

identificação das embalagens.png

Recomendações de características das embalagens

Gramatura da embalagem: de 6mm a 7mm de papelão rígido com paredes duplas,
composta pela junção das ondas “B” com a onda “C”, possui resistência à compressão e capacidade de absorção de impactos.

Garantia de rigidez: passar firmemente a fita gomada nas extremidades das embalagens, garantindo a rigidez e resistência da carga ao ser inserida em transporte.

Capacidade de volume nas embalagens (bebidas): Até 12 Garrafas

Para garrafas com 600ml ou mais, deve ser seguida a regra de até 6 garrafas na embalagem devidamente acondicionada com divisória de papelão e plástico bolha, almofada de ar ou flocos de isopor a fim de não trepidar.

Para garrafas com bebida abaixo de 600ml (ex. Long Neck) poderão ser utilizadas embalagens até 12 unidades, desde que contenham proteção individual contra possíveis trepidações.

Observação: para o transporte de bebidas deve haver cuidado extremo, uma vez que, o vazamento coloca em risco outras mercadorias.

Boas práticas para acondicionamento do produto na embalagem 

  • Plástico bolha em volta dos produtos;
  • Para o segmento de bebidas, incluir divisórias de papelão entre as garrafas;
  • Flocos de Isopor para garantir o acondicionamento do produto dentro da embalagem;
  • Placa de isopor na parte superior e inferior de dentro da embalagem;
  • Em casos de volume ímpar, preencher os espaços vazios com plástico bolha, isopor e etc;
  • O produto não pode estar solto dentro da embalagem. Além disso, a garrafa não pode ficar deitada.

Se precisar de ajuda, saiba como contactar o Suporte Frenet, neste link.

Atualizado em 12 de novembro de 2025

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados