Neste artigo disponibilizaremos a integração do ERP Bling com o módulo Frenet, possibilitando consulta de cotações para serviços de transportes e acompanhamentos da situação das entregas.
O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresarios organizem a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.
São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.

Configuração da integração Bling

Conteúdo extraído do manual de integração do Bling 

Acesse o Bling,  vá a opção Preferências > Logística > Configurações de integrações logísticas e siga os seguintes passos para integração:

As seguintes ações são possíveis:

1 - Incluir, para configurar uma nova integração logística.
2 - Editar suas configurações.
3 - Habilitar/desabilitar a integração logística.
4 - Excluir selecionados, caso desejar excluir as integrações logísticas selecionadas.

Para configurar sua integração com a Frenet, basta clicar na opção Incluir e preencher os dados, conforme exemplo a seguir.

  1. Descrição: nome de sua integração que será visualizada ao utilizar os serviços de nosso módulo. 
  2. Integração: seletor com as integrações logísticas disponíveis. Nesse caso selecione Frenet.
  3. Modelo de etiqueta: seletor do modelo de etiqueta personalizada. O modelo é utilizado para a impressão das etiquetas no checkout de vendas; nos pedidos de venda e notas fiscais (opção Imprimir etiquetas de transporte); e na listagem de objetos logísticos em remessa no módulo de Integrações Logísticas. Caso não preenchido, o modelo padrão é a etiqueta dos Correios.
  4. Token de acesso: chave alfanumérica para acesso à API da Frenet. Disponível em nosso painel em sua página de cadastro
  5. Transportadora: Essa informação é opcional, pode-se vincular uma transportadora a um serviço de entrega, assim os dados serão atualizados automaticamente nas suas vendas caso esse serviço seja selecionado.
  6. Serviço: selecione e adicione os serviços que deseja utilizar nessa integração com o Bling.

Para obter os serviços habilitados para o seu contrato, é necessário realizar a autenticação clicando no botão Autenticar. Confirme se exibiu a mensagem de sucesso para validação deste serviço, caso seu token inserido seja inválido não será validada a integração;

Você precisará adicionar os serviços, para adicionar, selecione os dados de contato da Transportadora, selecione o Serviço e clique em Adicionar.

Você pode configurar Aliases para os serviços, que serão utilizados para importações de pedidos das lojas virtuais.

Utilização dos serviços

Após configurar sua integração, os serviços habilitados serão listados na seção Transportador, conforme a imagem a seguir:

  1. Logística: Selecione a integração da Frenet.
  2. Serviço: seletor com os serviços habilitados. Selecione o serviço de entrega escolhido.
  3. Tracking: preencha com o código de rastreamento.
  4. Consultar cotações: ao clicar no ícone de caminhão, um popup será aberto na tela, onde será possível obter cotação para os serviços da logística, conforme tópico Cotação, a seguir.
  5. Adicionar novo objeto: adicione um novo objeto de postagem e escolha o serviço de entrega para este.

Cotação

É possível realizar os cálculos dos serviços ativos na Frenet no Bling, possibilitando a obtenção do valor aproximado de frete e a data de entrega prevista da mercadoria.

A obtenção da cotação pode ser realizada tanto no contexto das vendas (pedidos de venda e notas fiscais), quanto no módulo de Integrações Logísticas. A imagem a seguir demonstra os passos para se obter as cotações na seção de transporte de um pedido de venda:

Algumas variáveis precisarão ser cadastradas para a cotação do produto:

  1. CEP Origem: Se a venda possuir uma loja vinculada, é considerado o CEP de origem da loja, caso contrário, é considerado o CEP do cadastro de sua empresa no Bling.
  2. CEP Destino: É considerado o CEP do cadastro de seu cliente, ou o CEP do endereço de entrega, se estiver setado.
  3. Valor total dos produtos: o campo é preenchido automaticamente conforme o valor total dos produtos na venda. Pode ser alterado para obter cotações com múltiplos volumes.
  4. Peso: o campo é preenchido conforme o campo peso bruto na venda. Representa a soma dos pesos dos produtos no volume. Pode ser editado conforme a distribuição dos produtos em cada volume.
  5. Largura: preencha com a altura do pacote/caixa do volume.
  6. Altura: preencha com a altura do pacote/caixa do volume.
  7. Comprimento: preencha com a altura do pacote/caixa do volume.Após preencher os dados acima, pressione Obter cotação. Será obtido o prazo de entrega da encomenda e o valor do frete para cada serviço logístico habilitado no Bling.
  8. Serviço de entrega: selecione o serviço de entrega que preferir para o volume, e clique em salvar.

Rastreamento

É possível acompanhar a entrega das encomendas ao cliente, consultando a situação de rastreamento do objeto. Essa funcionalidade está acessível na listagem de vendas, notas fiscais e na listagem dos objetos de postagem no módulo de integrações logísticas.

A sincronização dos rastreamentos segue os seguintes critérios:

Para as transportadoras TNT, Jamef, DLog, utiliza-se o número da nota fiscal.
Para as transportadoras Correios, Jadlog e FM Transportes, utiliza-se o código de rastreamento fornecido.
Os códigos de rastreamento devem ser inserido manualmente.

Os dados do andamento das entregas são consultados e atualizados automaticamente uma vez ao dia. Sendo possível obter os dados de rastreamento individualmente, pressionando o botão SINCRONIZAR .

É disponibilizado também o envio das informações do rastro do objeto para o e-mail do cliente.

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